31 de julho de 2011

OITAVO DIA - 31 de Julho (Amesterdão - Limoges)


Hoje, 31 de Julho, uma mancha fúcsia saiu de Amesterdão para invadir Bruxelas.
Bruxelas é a capital da Bélgica e também a capital de facto da União Europeia.
Ainda não eram 10h00 quando chegámos à Mini-Europa e foi lá que passámos toda a restante manhã.
A Mini-Europa é um parque temático do género do nosso “Portugal dos Pequenitos”, que nos apresenta uma visão alternativa da Europa, em miniatura, convidando-nos a viver o seu próprio lema: “Espírito da Europa”. O percurso leva-nos numa viagem a todos os 27 estados-membros, fazendo-nos aperceber da nossa dimensão europeia, por meio do conhecimento de cerca 80 cidades, ilustradas em mais de 300 edifícios. De Portugal, pudemos ver o Castelo de Guimarães, a Torre de Belém, o Oceanário, o cais da Ribeira do Porto e o Algarve.
Com tudo o que vimos e o que aprendemos, hoje saímos de Bruxelas mais elucidados, mais conscientes do que é a Europa, a União política, económica e cultura estabelecida e de qual o papel de cada um de nós no futuro, qual o desafio que nos é colocado, para que tenhamos uma Europa “unida na diversidade”.
Mas antes de sair da cidade, passámos ainda pelo Atomium, um monumento emblemático da capital belga, criado para a Exposição Mundial de 1958 e que simula a estrutura elementar de um cristal de ferro, por diversas instituições europeias, como a Comissão Europeia e pelo Manneken Pis, uma estátua que, com os seus singelos 30 cm de altura, se tornou o maior símbolo de Bruxelas e talvez de toda a Bélgica.
Hoje, também é o dia de aniversário do João e nós fizemos questão de assinalar o acontecimento. O João apagou 8 velas e o grupo ofereceu-lhe uma pequena lembrança para marcar a data.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário