27 de julho de 2011

SCOTEL

Pouco passava das 19:00h, quando chegámos ao Centro Escutista de Neihaishen (SCOTEL), no Luxemburgo, onde fomos recebidos pelo seu director, Tom Lahr, e pelo restante Staff. Dadas todas as indicações acerca dos recursos do Campo, dirigimo-nos para o local da nossa dormida: uma “Casa Celta”, que, até como o nome indica, faz-nos viajar no tempo e descobrir como era o modo de vida daqueles que também são nossos antepassados. A ideia da criação da “Casa Celta” surgiu de um projecto chamado “Aldeia Nativa”, que também engloba um Tipi índio, e tem como objectivo promover o conhecimento sobre a nossa evolução e, principalmente, demonstrar como a vida sem as comodidades de hoje em dia oferecia os mesmos meios para ser confortavelmente vivida.
Após arrumarmos toda a “tralha” dentro deste nosso abrigo, dirigimo-nos para o refeitório, onde nos foi oferecida uma churrascada tipicamente celta, com vários tipos de enchidos e carne, feita pelo Staff do Campo. No fim, tivemos direito a uma sobremesa especial, para surpresa de todos.
Quando regressámos à Casa Celta, passámos à nossa reunião diária onde, em conjunto, fazemos uma reflexão-síntese do dia, completa com uma oração e acompanhada com canções escutistas – todos, à volta de uma das duas fogueiras que estavam dentro do nosso abrigo, num momento de partilha.
A dormida foi feita em chão de madeira, mas frio não o houve!
Na manhã seguinte, tínhamos o pequeno-almoço pronto cedinho. Ainda tivemos tempo para explorar o campo e experimentar uma das muitas actividades que são propostas aos escuteiros que o visitam: a confecção de carvão, pela queima de Faias, usado para fundir ferro.
Na despedida, oferecemos um quadro com arte marinheira, uma garrafa de vinho português e alguns porta-chaves feitos pelos nossos escuteiros. O presente foi retribuído e cada um de nós recebeu um jogo quebra-cabeças, reforçando o espírito acolhedor dos escuteiros luxemburgueses.
Muito obrigado, SCOTEL!











 

3 comentários:

  1. tudo aparece a estar a correr maravilhosamente, que Deus vos guarde e vos proteja ate ao fim da vossa jornada.
    Fátima Felício Pinto

    ResponderEliminar
  2. Que viagem fantástica.
    Oxalá que continue assim...

    ResponderEliminar
  3. Joana e Daniel27 julho, 2011 20:51

    Brutal...

    Diana e o açúcar... está controlado, não está?

    ResponderEliminar