28 de julho de 2011

QUINTO DIA - 28 de Julho (Cuxhaven - Copenhaga - Malmö)

Até agora, hoje foi o dia em que acordámos mais cedo. Ainda não eram 5h00 quando saímos de Cuxhaven em direcção à cidade sueca de Malmö, que servirá de nossa base nas próximas duas noites. A primeira parte da jornada deste dia levou-nos até Puttgarden, ainda na Alemanha, onde apanhámos o ferry-boat para Rodby, na Dinamarca, atravessando o estreito de Fehmarn Belt. A viagem foi feita no navio Prinsesse e demorou menos de uma hora. Daí seguimos para a capital, Copenhaga.
Copenhaga é uma cidade grande, antiga, famosa, económica e socialmente muito importante, densamente povoada, agitada e muito visitada. Perante estas características, a primeira coisa que nos chamou a atenção quando chegámos a Copenhaga foi o facto de tanto se utilizar a bicicleta como meio de transporte, e de estarmos numa cidade tão limpa e cuidadosa. Apesar de todo este rigor, experimentámos também, e pela primeira vez nesta actividade, o povo nórdico. As calorosas recepções, a simpatia e a disponibilidade a que estamos habituados no sul da europa esvai-se onde o frio do Norte se faz sentir.
Começámos a nossa visita à cidade pelo Palácio de Christiansbourg, antiga residência oficial da família real dinamarquesa e, actualmente, sede do Parlamento dinamarquês. Depois, seguimos a pé para os canais de Nyhavn, o mais emblemático canal desta cidade e que ainda preserva as casas e as embarcações típicas de outros tempos. Foi também nesta zona da cidade que vimos a casa onde morou o escritor Hans Christian Andersen.
Como homenagem a este escritor, autor de contos como A Princesa e a Ervilha, Soldadinho de Chumbo ou Patinho Feio, na cidade de Copenhaga encontra-se a estátua da Pequena Sereia, que também uma das suas personagens mais conhecidas. Com o tempo, a estátua tornou-se um dos maiores símbolos da cidade e de toda a Dinamarca e nós fizemos questão de a visitar.
Deixámos a Dinamarca pela Ponte-túnel de Oresund, que liga a cidade de Copenhaga a Malmö, na Suécia.
Apesar da longa e extenuante viagem, da chuva intensa que se fez sentir, da dificuldade da conversão entre coroas e euros, de estacionamento e da língua, o dia decorreu dentro da normalidade.
Amanhã é o grande de dia de toda a Actividade. Vamos visitar o Jamboree Mundial do Escutismo!







4 comentários:

  1. ola espero que estejam felizes por terem esta experiencia os lugares que têm visitado sao uns mais bonitos que os outros espetaculares mesmo beijinhos para todos continuaçao de boa viagem

    ResponderEliminar
  2. só hoje consegui enviar um comentario espero que esteja tudo bem,pelo que tenho seguido por aqui diariamente parece que vai tudo de vento em pôpa beijos para todos em especial ´´a minha filhota cassandra``beijos

    ResponderEliminar
  3. Ola eu não sei muito bem se a minha mens.chegou ou chega até vós e se sim vai repetida muitas vezes mas em fim.............
    desejo-vos a continuação de uma boa viagem,
    beijinhos de Cuxhaven foi mesmo bom ter-vos aqui e quem sabe???????????a gente se encontre numa dessas esquinas da vida.
    Maria da Assunção

    ResponderEliminar
  4. É pena o tempo que se faz sentir por aí, senão era uma viagem perfeita.

    BJS

    ResponderEliminar