28 de julho de 2011

QUARTO DIA - 27 de Julho (Cuxhaven)

Às 08h00 já estava pronto o nosso “pequeno-almoço”, onde contámos com a presença do Sr. Margaça, representante da Câmara Municipal de Ílhavo na cidade de Cuxhaven.
A manhã começou com um passeio de barco, pelo porto de Cuxhaven, onde pudemos conhecer um pouco melhor a cidade, de uma perspectiva diferente. Prosseguimos com uma passagem por uma praia típica. Para quem, na Costa Nova, está habituado a praias de extensos areais, aqui vê-os substituídos por zonas relvadas. Seguiu-se uma curta visita ao “Parque das Focas”, onde pudemos ver várias espécies de aves e mamíferos, como pinguins e esquilos. Curiosamente, a única foca presente no local era de bronze, uma estátua no centro do lago principal. É importante referir que durante toda a manhã fomos acompanhados por portugueses residentes em Cuxhaven, que se disponibilizaram para estar connosco e para nos mostrar a cidade.
Pausámos para um farto almoço que, uma vez mais, foi generosamente oferecido pelos nossos amigos do restaurante Costa Nova. Tal como havia sido referido ontem, neste almoço comemos pratos tipicamente alemães, onde não faltaram as salsichas.
As nossas barrigas estavam já bem aconchegadas quando passámos à segunda parte da visita à cidade. Devidamente uniformizados seguimos para a Câmara Municipal de Cuxhaven, onde fomos recebidos pelo Presidente. Esta pequena sessão foi acompanhada pelo Sr. Margaça, que serviu de interlocutor entre o Ch. Lau e o Sr. Presidente. A nossa visita foi assinalada pelo hastear da bandeira do Município de Ílhavo na Câmara Municipal de Cuxhaven.
Nem todas as praias de Cuxhaven são relvadas. As praias de areia existem, são exageradamente extensas na baixa-mar, e com entrada paga. Como presente, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cuxhaven, deu-nos acesso livre a uma dessas praias. O mar estava a mais de um quilómetro de distância do limite da praia-mar.
Às 17h00, o grupo participou numa eucaristia bilingue, na igreja de St. Marien. A missa foi presidida por um Padre alemão, em alemão, e animada por nós e pelos emigrantes portugueses, em português. Esta foi uma das experiências mais enriquecedoras do dia, e talvez de toda a viagem.
No final da Eucaristia, vivemos mais um momento de partilha com a gente de Cuxhaven. Pequenas conversas, trocas de experiências, contributos inesperados. Muitos foram aqueles que, sem nos conhecerem, se aproximaram de nós para nos saudar e mostrar também a sua disponibilidade para o que fosse necessário.
O jantar foi novamente no Restaurante Costa Nova, num buffet onde nada faltou. Antes de nos despedirmos quisemos partilhar os últimos momentos na cidade com todos os tão bem nos receberam, numa pequena reflexão/oração.
Tudo pareceu pouco para aquilo que nos foi dado. Foram muitas as pessoas e entidades que, motivados pela nossa visita, se juntaram e se organizaram com o propósito de nos receberem da melhor maneira. Tudo superou as nossas espectativas. Só esperamos que, dentro do possível, tenhamos retribuído da melhor maneira. A todos os que se disponibilizaram, que nos deram o que tinham e não tinham, que foram anfitriões de gente que pouco ou nada conheciam, a todos eles, e muito em especial à D. Fátima e ao Sr. Orlando, um MUITO OBRIGADO!









4 comentários:

  1. Finalmente Suécia...
    Em Cuxhaven sentiram-se na Costa Nova, não?
    é muito ser bem recebido quando estamos longe.

    ResponderEliminar
  2. olá querida sobrinha.
    então, já sei que tá tudo a correr bem por esses lados.
    como vês ando a par de tudo.
    tb já vi muitas fotos.
    beijinhos da tia Dulce.

    ResponderEliminar
  3. ola espero que tudo esteja bem voces parecem estar muito animados tambem nao e para menos nao e todos os dias que se tem uma oportunidade destas bjs para todos vos

    ResponderEliminar
  4. Maria da Assunção30 julho, 2011 12:07

    Ola este bocadinho do dia com vocés foi mesmo bom, vocés conceguiram trazer um pouco de Portugal até nós aqui longe do nosso país,
    por tudo isso muito obrigada,que Deus vos guarde,acompanhe,abençoe e a sua mão forte de Paí vos segure pelos caminhos da vida.
    beijinhos para todos,de todos aqui de Cuxhaven, tambem do Pe.Christian
    e como eu costumo dizer"amigos são desconhecidos que a gente ainda não conhece"
    Maria da Assunção

    ResponderEliminar