1 de janeiro de 2011

Motivações


O objectivo prático desta actividade é o Jamboree Mundial do Escutismo que, em 2011, se realiza na Suécia. Neste contexto, uma das grandes motivações para este projecto foi, sem dúvida, o grande sucesso da Actividade de 2007, em que uma delegação do nosso Agrupamento se deslocou ao Reino Unido para comemorar o Primeiro Centenário do Escutismo, experimentando a Fraternidade Mundial.
Um dos momentos altos desta actividade foi a visita ao Jamboree Mundial. A vontade de repetir a experiência e de estar presente em mais um evento escutista daquela envergadura incentivou-nos, desde logo, a pensar na possibilidade “Suécia” em 2011. Esta ideia nunca mais nos abandonou e, hoje, está transformada num projecto sólido e capaz que, cremos, culminará numa actividade escutista internacional de grande sucesso, que possibilitará a cada Escuteiro um desenvolvimento pessoal e escutista aos níveis afectivo, espiritual, social, intelectual e do carácter.


Não podemos deixar de dar relevância ao facto de, muito provavelmente, o Jamboree Mundial não regressar à Europa antes de 2027. O continente Europeu foi escolhido para anfitrião dos Acampamentos Mundiais de 2007 e 2011. Em 2015, o Jamboree terá lugar no Japão, que ganhou a candidatura contra Singapura. Para 2019, estão sobre a mesa a candidatura de Itália e a candidatura conjunta dos Estados Unidos, Canadá e México e, para 2023, já se fala na vontade da Coreia do Sul para receber o Jamboree. Não será de estranhar que o continente africano, onde nunca se realizou um Jamboree Mundial, também apresente uma candidatura. Assim, pondo de parte a possibilidade da candidatura italiana para 2019, o mais provável é o Jamboree Mundial não regressar à Europa antes de 2027.
Tudo isto faz com que a possibilidade de visitar o Jamboree em 2011 seja uma oportunidade única para todos os nossos escuteiros. Tudo isto torna o projecto Suécia 2011 numa oportunidade ímpar de viver uma experiência internacional e intercultural. Uma oportunidade de amizade internacional. De nos conhecermos melhor enquanto pessoas e enquanto cristãos, de conhecermos escuteiros de outras culturas e religiões e de praticarmos o respeito e a tolerância. Uma oportunidade de desenvolvimento intelectual e de uma cidadania activa e abrangente. Uma oportunidade de sonhar e conseguir concretizar. De mostrarmos que, na união e na determinação, somos capazes de grandes coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário