1 de janeiro de 2011

Apresentação Pública do Projecto "Suécia 2011"

No dia 29 de Dezembro, às 18h30, o Agrupamento 878 da Costa Nova fez a apresentação pública oficial do Projecto “Suécia 2011”, numa sessão dedicada às entidades oficiais e à Comunicação Social.
Nesta sessão de Apresentação do Projecto, contámos com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Engº Ribau Esteves, do Vereador da Câmara Municipal, Engº Marcos Ré, do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, Dr. Eduardo Conde, e ainda, do Chefe Regional de Aveiro, Ch. Manuel Santos.
Para além destes, a sessão foi ainda acompanhada pelos órgãos de comunicação social do nosso município e da nossa região, bem como pela imprensa escutista regional. Fizeram-se representar o jornal Diário de Aveiro, a Rádio Terranova e o jornal O Escuta.

O Ch. Lau (Ch. Agrupamento) deu início à sessão de Apresentação, agradecendo a presença de todos e referindo “Nos escuteiros as actividades não são feitas pelos dirigentes (…) Aqui as actividades são feitas por eles (escuteiros). O nosso papel é um papel de aconselhamento, de supervisão e de enriquecimento.” Depois disto, deu a palavra aos Marinheiros que conduziram toda a Apresentação do Projecto.
Sob o olhar atento das entidades oficiais representadas e da Comunicação Social, os Marinheiros apresentaram o seu Projecto, referindo primeiramente o que é um Jamboree Mundial, quais as motivações que incentivaram o desenvolvimento de uma actividade internacional desta envergadura e quais os principais objectivos do Projecto. Explicámos a razão de ser de cada objectivo apontado e como é que nos propomos a alcançá-los. Seguiu-se a Apresentação de todo o Planeamento até agora elaborado, especificando os pormenores de cada dia, no que diz respeito a trajectos a percorrer, locais a visitar e locais de pernoita. Mostrámos o nosso especial interesse pelo dia em que pretendemos visitar o Jamboree Mundial, o grande objectivo da nossa actividade. Abordámos também, de uma forma especial, o dia que passaremos em Cuxhaven, junto da Comunidade de Emigrantes Ilhavenses que lá reside. Referimos que alguns deles, familiares de escuteiros e, até mesmo antigos escuteiros, nos têm apoiado bastante nas nossas actividades e que agora é a altura de lhes retribuir. Na abordagem aos meios de Transporte a utilizar, referimos que toda a viagem será realizada em carrinhas de 9 lugares alugadas. Evitar o avião foi uma aposta concreta no conhecimento dos países e dos locais que vamos tocar, da sua história, da sua cultura e das suas gentes. Numa actividade escutista destas dimensões, viajar de carrinha, promove uma experiência muito mais intensa e educativa. Terminámos, com a apresentação de uma estimativa de custos por participante, referindo qual o montante que prevemos que tenha de ser assumido pelo Agrupamento, não deixando de parte a hipótese de esse montante ser aumentado. Nesta actividade, ninguém deixará de participar por problemas monetários.
No fim da Apresentação, houve ainda tempo para os representantes das entidades presentes nos deixarem uma mensagem. Começou o Presidente da Junta de Freguesia da Gaf. da Encarnação (Dr. Eduardo Conde) que, dando testemunho das suas experiências pessoais enquanto Escuteiro, nos transmitiu palavras de incentivo. Seguiu-se o Chefe Regional de Aveiro (Ch. Manuel Santos) que mostrou o seu contentamento com a nossa postura e a nossa atitude e que sugeriu à Comunicação Social que desse maior relevância a projectos desta natureza, que demonstram o empreendedorismo jovem e que dão esperança a uma sociedade que dela tanto necessita. Por fim, tomou a palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, para nos deixar palavras de ânimo e de entusiasmo. Referiu a importância da nossa iniciativa e, principalmente, da nossa determinação “Fazem ver a tanta malta, que tem brilhantes ideias, mas que se não lhes forem dados os instrumentos, não as concretizam” Mostrou ainda a total disponibilidade da Câmara Municipal para nos prestar o seu apoio “Podem contar completamente connosco numa troca de compromissos”
A sessão terminou com uma pequena apresentação de aperitivos demonstrativos da “Cultura Gastronómica” dos países por onde vamos passar.

Sem comentários:

Enviar um comentário